Processos no tempo

Poderíamos dizer que a Gestão por Processos começou a ser considerada nas décadas de 70 e 80, nas técnicas de Organização e Métodos. No entanto essa VISÃO da "coisa administrativa" existe desde muito. E vejo um equivoco achar que O&M tenha sido o proprietário deste conceito.
Em verdade essa área de serviço que buscava organizar as empresas, deixou de existir devido a evolução, nas organizações e no mundo, dos processos tecnológicos, ferramentas que trouxeram maior efetividade nas METODOLOGIAS e modelos de maturidade dos processos que sempre vem auxiliando o desenvolvimento do mundo.
Vieram os conhecimentos de workflow, que buscam aperfeiçoar a qualidade e eficiência nos finais dos anos 90. E posteriormente os sistemas integrados e suas metodologias de implantação, entre processos de engenharia, e outros mais.
Atualmente as Organizações sempre buscam como fundo o conceito de Processos, quer seja implantando uma ISO 9000, normas publicadas pela ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização). 
O CMMi que busca estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo; buscando niveis de maturidade (aperfeiçoamento e melhoria) que vão do 1 ao 5.
Temos o ISO 17799, o COBIT e o ITIL tendo por base Processos voltados a gestão de TI (tecnologia da informação).
E provavelmente quando este texto estiver em publicação, outras tantas novidades já surgiram no mundo organizacional e corporativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Mosca !! O Melhor modo de investir com baixo risco e alta certeza.

EFICIÊNCIA x EFICÁCIA (vídeo)

EMPREENDER - Expectativa vs Realidade