EMPREENDER - Expectativa vs Realidade




Gestão Empresarial, ou de Negócios, não se aprende em bancos escolares ou de faculdades, embora as universidades tenham uma grande base de conhecimento, pesquisas e estudos, que pode proporcionar este desenvolvimento, que vem com a experiência e vivência.
Habilidades de Empreendedor podem ser estudadas e desenvolvidas. Mas o muito que vemos é que existem muitos empreendedores de fato que se fizeram na alquimia do tempo e da vivencia.  Portanto existe uma sutileza grande em duas palavras relacionadas ao tema – Expectativa e Realidade.  Outras duas – Aprendizado e Desenvolvimento.

EXPECTATIVA E REALIDADE

Habilidades empresariais tem em sua base uma diferença sutil, onde:
  • Aprendizado passa a impressão de que basta ir a um curso, ler alguns livros ou apenas estudar, que se Adquire Uma Habilidade ou várias.
  • Desenvolvimento se depreende além das ações acima relativas ao aprendizado, de que também é fundamental buscar ampliar pela experiência, pela vontade, pelos erros e lições aprendidas. Assim, estar aberto ao aprendizado e desenvolvimento, aprender com outros, aprender com quem está no mesmo nível, acima e abaixo. Sim, abaixo – pois eu prendi com muitos funcionários, pessoas que pouco estudaram, ou sequer estudaram –  pessoas simples.

Papel da Consultoria

Talvez por isso, a atividade de consultoria seja enriquecedora, porque se ensina, mas se aprende muito. 
E melhor, se aprende a melhorar as condições de modo muitas vezes menos complexos, por isso mais naturalmente.
Se aprende nos relacionamentos, a ser menos arrogante, a ser mais compassivo, mas também a ser exigente, prático, e porque não – maleável.
Para se Gerir corretamente uma EMPRESA –  compreender o relacionamentos interpessoais, colaborar pelo bom clima da empresa, aprender com terceiros sobre ferramentas que otimizam a visão gerencial para a tomada de decisões – por consequência necessita que lidemos com querer ampliar nossa visão.
Se pudéssemos resumir em poucas palavras, faz parte do GERIR- aprender a se desenvolver e com total empenho nisto. E realmente, não há mal algum nisso, pelo contrário.

CONTINUO DESENVOLVIMENTO

Eu tive por cliente uma empresa de pequena para média, cujo sócio não era formado, porem tinha uma sabedoria que vi em poucos, e se instruía muito em livros de gestão, logo buscávamos constantemente trocar informações, conhecimentos e isso tornou um dos melhores trabalhos do qual tive o prazer de desenvolver.

EXPECTATIVA COMODISTA

No lado oposto a isto – esperar que outros gerenciem o SEU Negócio, contraria a máxima simples e fundamental, conhecida principalmente no interior – “O olho do dono engorda o boi”. 
E ainda neste contexto – Expectativa e Realidade, podemos enumerar que a realidade em gerir, e mesmo proporcionar serviços de consultoria em gestão, faz com que poucas vezes ocorra a confusão na expectativa quanto ao que se deve melhorar.
Gerir, não vem de mágica;  mas vem da realidade de que se deve analisar, compreender o negocio para poder aperfeiçoar resultados da empresa.
A expectativa de poucos empreendedores é que o consultor teria uma varinha mágica ou uma cartola, mas que num golpe de sorte fizesse tudo funcionar sem a participação do principal membro – o empreendedor gestor. 

REALIDADE

A maioria de empresários compreende adequada e perfeitamente que todo negócio é uma engrenagem que necessita ser continuamente acompanhada, mantida e da qual eles também fazem parte, por isso sendo peça fundamental.
Pois o gestor principal é o elemento catalisador que busca movimentar cada peça ou função ou processo contínua e diariamente.
Melhorar a realidade da empresa está no leme do empreendedor. Portanto o consultor, deste modo é um elemento a mais que proporciona visões, análises, proposições, ponderações e cenários que o gestor pondera e decide.
Esta é a Realidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Mosca !! O Melhor modo de investir com baixo risco e alta certeza.

Investindo em novos mercados