Sabedoria na Gestão


Várias perguntas são feitas para um consultor pelas empresas interessadas em seus serviços. Mas posso destacar que as principais são:
  •     Como vender bastante pela internet?
  •     Qual melhor negócio para se abrir ?
  •           Como administrar uma empresa?
  •           Como fazer uma planilha de gastos?
  •     Como controlar meu fluxo de caixa?
  •           Como organizar a vida Financeira da empresa?
  •     Como tornar minha empresa mais lucrativa ?
Mas deixo aqui uma pergunta apenas:
       QUAL É A ESTRATÉGIA DA SUA EMPRESA?

Respostas nem sempre simples de se dar ou obter, principalmente para as duas primeiras. Mas as cinco últimas irei refletir aqui, pois todas elas referem-se a “Como gerir um negócio”, e que fatalmente estão envolvidas nas duas primeiras. Saliento desde já, se fosse descomplicado dar essas respostas, bastariam algumas receitas, um livro resumido, porém longo. Mas gerenciar um negócio exige ousadia e determinação, entre outras virtudes. Exige a conjugação de vários verbos e ações.

Saber gerir algo  passa por inovar o que já se tem. Muitas vezes o que se tem está apenas na ideia, mas sempre se fará necessário ousar para inovar. E gerir tudo envolvido nisto.

Mas se pudesse resumir arriscaria essas, pouco mais de 12 palavras:
Planejar Negócio e Estratégia de Marketing, Zelar pelas  Finanças, Coordenar, Monitorar, Revisar todos os planos e realinhar direções constantemente. Sinteticamente seria isto. Vários aspectos são importantes em um negócio, mas sem produto e mercado (marketing) e sem finanças em equilíbrio....

Primeiro: qualquer negócio necessita ser diferente em algo, para se diferenciar da concorrência, mas necessita ser sustentável financeiramente. Pode se oferecer o melhor para o mercado, contudo caso seu valor prestado for inviável para o mercado, ou para sua gestão de custos, em pouco tempo seu negócio sucumbirá.  O negócio deve ser propício ao cliente e próspero para o proprietário. Buscar sempre  o controle de sua participação no mercado, suficiente para que seus ganhos, sejam sempre ampliados e  reduzir as ameaças de concorrentes.

Segundo: Ter uma razoável gestão de custos, e gastos, de modo que o crescimento do negócio gere uma redução nos custos em escala, como numa indústria. Ter uma eficiente, porem simples, gestão de seus gastos e receitas, como se diz, ter as “rédeas na mão”. Suas receitas e gastos devem ser geridas adequadamente. 

Terceiro: Sua empresa ou negócio precisar ter um diferencial, com algo Exclusivo. Algo que seja muito difícil ser copiado, para sair do senso comum e para buscar liderar de modo diferente o que já existe por aí.

Quarto: Acompanhar como anda o impacto da sua Marca e o Storytelling. Onde isso certamente passa pela estratégia e ação de seu negócio no mercado onde você atua. Como é a gestão disto em sua empresa? Não precisas ser uma Coca-cola, mas tem que ser algo a mais que uma Organização Tabajara.

Quinto: Empreender e Inovar estão intimamente ligados, embora muitos confundam isto com somente Abrir uma Empresa. Os pontos acima são essenciais,  mas há muitos outros pontos vitais também. 

Espero que tenhamos ajudado, ao menos, a refletir sobre isto tudo.

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