Investindo em novos mercados


Muitas empresas buscam investir em novos mercados, pois os tempos estão complexos. A maioria segue algum sentimento, feeling ou intuição. 

Acompanhar as tendências - isso é importante, para não perder o trem do tempo e do mercado. Mas sabemos bem como é, quando estimamos algo, e isso não ocorre conforme o que foi planejado, ou desejado. Mas vários desses riscos podem ser reduzidos.


Para melhor atender ao cliente, seu público-alvo, as empresas necessitam de informações relevantes sobre seu negócio, sua concorrência, seu campo de atuação, produtos e especialmente de seus potenciais clientes. Já vimos empresas que sequer sabiam totalmente como ela própria era, o que dizer dos concorrentes.

Atualmente, quem avalia e usa de “testes”, pesquisas, antes de sair investindo, tem menores chances de errar.  
Por exemplo, sua empresa pretende expandir para um novo município, vizinho ou próximo, e pretendem investir de modo intenso para adquirir da concorrência uma boa fatia daquele mercado. O município tem mais de 45 bairros, e você estima que o poder de investimento de sua empresa alcance somente três bairros.  
Por onde você começará o investimento? Onde será seu ponto de vendas, ou  seus pontos? Você e seus gestores tem a certeza que haverá retorno? Há espaço para sua empresa neste munícipio?  Quais produtos sua empresa oferecerá? Qual a mensagem comunicada para alcançar o principal interesse dos moradores desses locais?  Você fará como para fisgar a atenção deles e vender?

Muitas dúvidas?? Muitos questionamentos?    Não, isso é só o começo.  

E se quiser ainda identificar os clientes da concorrência, e as falhas dessas empresas?

Qual a renda média do bairro que você pretende iniciar a investida? Seu produto ou serviço é adequado para o que aquele público deseja? 

Destacamos acima alguns poucos questionamentos,  e abaixo alguns aspectos, somente para sua reflexão e análise sobre a prioridade em Pesquisar antes de sair Investindo, sem saber se haverá retorno.
  1. Sua empresa precisa entender as necessidades dos consumidores, que hoje muda a todo instante, frente às alterações tecnológicas e mudanças do mercado. 
  2. Sua empresa poderá descobrir fraquezas ou ameaças da concorrência, e com isto encontrar oportunidades.
  3. Com dados bem pesquisados, poderá ampliar vendas e expandir para outros mercados.
  4. Sua empresa poderá aperfeiçoar sua estratégia de negócios.
  5. Com uma boa pesquisa, com técnica e objetividade, confrontará seus dados internos com dados do mercado.
  6. Tudo isto para sua melhor tomada de decisões.
No lado oposto dos seis questionamentos podes ter:
  1. Você acha que os consumidores do bairro Y usam tal tecnologia, tem tais hábitos e precisam exatamente do seu "produto/serviço 1234";
  2. Você acredita que tem tudo que os clientes desse bairro Y necessitam, e que a concorrência nada tem melhor do que sua empresa oferece. Basta só lançar um anuncio no jornal do bairro, ou na rádio. Só isso...
  3. Você e seus gestores tem dados que acreditam que as famílias tenham renda suficiente para se tornarem seus clientes;
  4. A sua melhor Estratégia sempre será lançar panfletos e buscar clientes insistentemente.
  5. Você acredita que apenas os dados que conseguiu no seu atendimento, de um outro bairro parecido é o suficiente como base para a sua decisão.
  6. Você e seus gestores acham que os dados que sua empresa tem são suficientes para criar uma operação nos bairros Y1, Y3, K  e iniciar seus processos comerciais e de marketing. 
Já ouvi de gestor que: Estratégia é um bom chicote na mão dele.

Uma pesquisa de mercado bem feita pode ser muito valiosa para o seu negócio. Perguntas erradas levarão a resultados errados, recursos perdidos.


Nossos parceiros de estudos mercadológicos tem larga experiência na concretização e apuração de dados importantes para tomada de decisões dos mais variados negócios.

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