Valuation



Qual o valor justo que voce daria para sua empresa?
Será que as demais pessoas, e o potencial comprador enxergam como você?


Pois bem, podemos ver um negócio como um grande conteiner. O que há dentro dele?  Uma ideia genial?!  Apenas uma ideia???!!
Não. Algo em funcionamento, já gerando receitas mensais. Com um grande grupo bem treinado, e a produção de Algo que o mercado busca avidamente. Sua resposta tem isto tudo? Ou parte do que foi dito?


Toda empresa, inicial ou antiga e bem estruturada, tem seu VALOR. E o mercado comprador quer entender isso - Qual o Valor que estarei adquirindo?
Ou no seu caso, de proprietário, qual o valor que pretendo obter com a venda de minha empresa?

Regra geral, o Valuation, é um processo usado para apuração do valor de uma empresa, e usado muito em fusões entre  empresas de um mesmo segmento, ou operações de venda e compra de empresas.
Já concretizamos essas operações em empresas de Provedores de Internet, telecom, que foram fundidas com outras ou vendidas para grupos econômicos.

O Valuation original é baseado em dados e documentações oficiais (NF sim, exceto documentos oficiosos, como pedidos de compras). E com métodos financeiros para se avaliar toda a empresa. Tivemos clientes que nos pediram para usar dados oficiosos, não oficiais para computo no valor. Isto é ilegal, equivocado e não se opera em Valuation.
Existem alguns  métodos, onde os mais conhecidos são:
  • Valor de Mercado (usual para empresas com ações na bolsa de valores), 
  • Contábil (baseado em dados contábeis do balanço patrimonial),
  • Liquidação (bens, direitos e deveres de uma empresa), 
  • Múltiplos (muito elementar, rudimentar, pois se baseia em dados de outras empresas similares ou a quantidade de meses de faturamento, multiplicador de EBITDA), 
  • Fluxo de Caixa Descontado (mais íntegro, por demonstrar um valor justo baseado no fluxo projetado que a empresa pode gerar, também baseado em dados financeiros e contábeis, e no custo de capital do mercado e esperado pelos sócios) É calculado se projetando a valor presente a capacidade da empresa de gerar rendimentos no futuro baseada numa taxa de desconto.
Todos os métodos tem suas vantagens, desvantagens, aplicações, no entanto, a realidade demonstra que muitas empresas vendedoras acabam cedendo nas negociações pelo método de Múltiplos (mais baseado no faturamento).  Mas isto trataremos mais a frente.


Mas como devo proceder para o Meu Negócio ?

Como falamos acima, cada caso é um caso, que precisa ser bem analisado.  No geral, a ZCT aplica três métodos em conjunto, para dar um melhor direcionamento ao empresário em busca dos objetivos de uma negociação isenta:

- valor justo, cruzado por tres métodos;
- dar a visão do valor através do Fluxo de caixa descontado, Ebitda e pelo QS (quality score);
- permitir margens de negociação entre a empresa avaliada e a candidata a fusão ou aquisição.

Você deve estar se perguntando onde está o método QS acima. Ele faz parte de nossa metodologia de análise e diagnóstico de negócios que permite incrementar esse novo ângulo de visão sobre como está a saúde da empresa, independente, mas não totalmente, dos aspectos financeiros.

Com esta nossa abordagem acreditamos proporcionar uma avaliação mais segura, mais equanime para as partes e que reflete melhor uma negociação mais justa.



Meu negócio está começando, não tenho dados históricos...

Sua empresa deve, talvez ser uma Startup: empresa jovem, com modelo de negócios ágil, mas que precisa se tornar formal, escalável, com processos bem estruturados e engrenados e, mas não totalmente segura em sustentabilidade financeira.
Embora deva ter um produto ou serviço inusitado, inovador que atraia a atenção e o interesse de Investidores.

Valuation, normalmente é usado para empresas com funcionalidades estabelecidas, faturamento recorrente ou não, mas contínuo, produção estruturada, com dados e análises financeiras e contábeis.  Porém cada vez mais, nos deparamos com interessadas em avaliar seu potencial negócio, e isto não é errado.  Principalmente, por se buscar uma visão o mais próxima possível do valor ideal da EMPRESA.

Alguns fatores importantes para o Valuation apresentar um maior valor para uma empresa Startup :
- Modelo de inovação proporcionar desenvolvimento e escala no tempo;
- Ter melhor controle sobre seus aspectos de comercialização;
- A oferta sendo inusitada e com impacto positivo no mercado;
- Harmonia e lógica entre o plano do negócio e a efetividade de mercado;

Existem vários métodos de avaliação, como  Avaliação de fatores de risco, Berkus,  Negociações comparáveis, Scorecard,  First Chicago, Venture Capital e as anteriores com adaptações.

Avaliar um negócio nascente é bom e complexo, pois sempre haverá algo não previsto na linha do tempo e na concretização do negócio.




OK, tenho que negociar, qual melhor modo?
Há várias técnicas, mas o principal é você ter em mente o seu objetivo, e lembrar que aquele que compra Sempre buscará reduzir. Vejo empresas compradoras que ofertam na primeira negociação 9 a 10 vezes o último faturamento.  Lembro que o que foi investido, a situação e a condição da empresa devem pesar no valor final. Portanto, na dúvida, pense melhor e procure ajuda.
Outro aspecto:  como basear a venda de um negócio de X anos, apenas pelo faturamento de um mês? É justo? Razoável?
   







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Mosca !! O Melhor modo de investir com baixo risco e alta certeza.

EFICIÊNCIA x EFICÁCIA (vídeo)

EMPREENDER - Expectativa vs Realidade